Talvez nenhum povo de cor tenha dado tanto motivo de falar de si mesmos como os Peles-Vermelhas. Eles inspirado numerosos romances; suas proezas forneceram enredo para inúmeros filmes; e seus pitorescos costumes revivem nos brinquedos das crianças, que imitam as aventuras dos romances e dos filmes. Eles tem representado durante muitos anos, uma série de problemas para os Estados Unidos, mas agora já se pode afirmar que tais problemas estão resolvidos.
Enquanto alguns grupos da América central meridional, como os Maias, os Incas, os Astecas, haviam se organizados em grandes estados e possuian ricas cidades, estradas e monumentos, os indígenas do Norte estavam, ao invés divididos em muitíssimas tribos autónomas, que levavam vida primitiva e por vezes nômade. Mas, por muitos aspectos, também estas tribos se distinguiam umas das outras: antes de tudo, a coloraçaõ da pele que, em algumas, era morena e olivacea como aquelas de certos povos Africanos, em outras ainda, tendiam para o branco, como as dos Europeus. A denominação de Peles-Vermelhas é, portanto, bastante inexacta.
A canoa era o único e praticissimo meio de comunicação pelos rios, lagos e alagadiços. quando um curso de água era interrompido pela forte correnteza ou cachoeiras, a ligeira canoa podia-se transportar facilmente aos ombros até ao ponto em que fosse posta novamente a flutuar.
Estes índigenas falavam mais de cem dialectos, que se podem reagrupar em sete idiomas principais. As varias formas religiosas eram ricas de cerimonias sacras, de danças rituais, de lendas e mitos, diferentes de tribo para tribo, mas todos inspirado em um constante amor a vida e na crença em uma força misteriosa que protege os homens. Diversos eram também os seus hábitos e seu modo de viver : Haviam os índios do leste, os Caçadores das Florestas, que platinavam a agricultura, mas especialmente a caça. Na costa atlântica viviam os Delamare e os orgulhosos Penobsco. Na bacia do São Francisco, e em torno do lago Ontário, dominava a poderosa Liga dos Iroqueses, que reunia os Cayuga, os Mohawak, os Oneidas, os Onondagas, os Sênecas e os Tuscarora. Na rewgião dos Grandes Lagos, onde as florestas se alteravam com os pântanos, viviam os Chippewas, os Menôminos, os Fox. Na Flórida, vagavam as estranhas e indomaveis tribos dos Seminolas. Depois, haviam ainda os índios dos prados, os Caçadores de Bufalos. Suas tribos pertenciam as grandes nações dos siox, dos Alonquins, dos Shoshhoni, dos caddos, e usavam nomes que o tornaram vamosos: Corvos, Osage, Arapaho, Cheyennes, Pés Negros, Pawenee, Comanches, Serpentes. Eram nomades e habitavam as características barracas cónicas, recobertas de peles; movimentavam-se seguindo as migrações das manadas de búfalos, que contituiam seu único recurso.
Os "Caçadores da Floresta ", Que habitavam a zona Leste dos Estados Unidos, viviam quase que exclusivamente da caça, como indica o próprio nome desses Peles-Vermelhas. Os alces, os cabritos, os perus, que povoavam abundantemente os bosques, serviam-lhe como alimento e meio de permuta com as outras tribos.
Cerca do século XVII, no território do actual limite entre Canada e os Estados Unidos, apareceram os jesuítas Franceses(" Vestes negras") que iniciaram a catequização entre os silvículas.
Haviam os índios do Oeste, que viviam nas regiões do Pacífico e nas montanhas circunstantes; pescadores de salmões, caçadores pastores. Alguns eram nômades, outros posuiam barracas cônicas ou casas de madeiras. Algumas tribos como os Haida e os Tsimshiam, costumavam erigir, á entrada de suas habitações, os postes de Totem, de cedro entalhado, representando mascaras e figuras de animais. Ao sul no hodierno território do Arizona e do Novo México, viviam as tribos mais evoluídas, que os Espãnhois denominavam Pueblos (audeias) porque habitavam casa de pau-a-pique, superpostas em dois ou quatro andares, até formar estranhos povoados. Eles sabiam irrigar os campos e cultivavam algodão, criavam perus, e eram hábeis em fabricar vasos de cerâmica.
Os peles Vermelha não conheciam a roda nem os metais, nem tampouco escrita alfabética. Tinham inventado a canoa, que a embarcação tecnicamente perfeita para navegar nos rios, mas não haviam passado disso. Em geral levavam vida pacífica ; breves e não frequentes eram as guerras entre tribo e tribo. Possuíam além disso, otimas qualidades: inteligencia viva, firmeza de carater, coragem estóica e generosidade. Mais do que qualquer outro povo, sabiam manter a palavra dada e consideravam a amizade como coisa sagrada.
Os primeiros estabelecimentos europeu, nas costas atlânticas dos Estados Unidos e do Canada, surgiram cerca do inicio do século XVII.
Os colonos tinham atrás de si as densas florestas, de onde, silenciosos e imprevistos, mas nem sempre hostis, apareciam os Índios, em seus pitorescos trajes. Somente os caçadores e os compradores de peles se arriscavam pelo interior das matas e, então, mais frequentemente, encontravam os indígenas, com os quais, comummente, mantinham boas relações: ofereciam-lhes seus tecidos, armas-de-fogo, facas, bebidas alcoólicas e recebiam em troca, peles preciosas.
Sob o impulso de uma forte corrente migratória, que, que provinha de muitos países da Europa, os estabelecimentos se ampliaram sempre mais, e constituíram uma liga denominada "Colónias Unidas da Nova Inglaterra". Estas colónias tinham um inimigo comum, de que devian defender-se; os Índios, que consideram os brancos como invasores de suas terras. Dos brancos tinham esperimentado também os enganos e a pouca lealdade na observância dos tratados de paz, após os breves conflitos. Os encontros tornaram-s mais frequentes e sangrentos. Aos súbitos ataques dos índios, os pioneiros respondiam com represarias indiscriminadas. As etapas da colonização foram assinaladas por matanças, emboscadas, massacres, incêndios de fazendas, destruição de aldeias.
Um dia, em 1858, um jovem Apache da tribo dos O chefe Nuvem Vermelha procurou negociar a paz com
Chiricahuas, chamado Jêronimo, regressando de uma os Brancos mas, tendo visto que seria vão qualquer
breve ausência, encontrou sua aldeia destruída e to- sua tentativa, decidiu agir pela força. Dessa forma, ele
dos os seus habitantes mortos em seguida uma incursão obteve a conquista do Forte Kearny, que foi incendia-
de soldados americanos. Jurou, então vingar-se. Conse- do pelos guerreiros. Mas, compreendendo que a vito-
guiu sublevar as tribos dos Apaches, dos Navajos e dos ria dos Caras Pálidas, no final seria inevitável, preferiu
Comanches, contra os Caras Pálidas e, durante nove a- tratar da paz.
nos o Arizona esteve em suas mãos.
No outono de 1870, Nuvem Vermelha foi recebido em WASHINGNTON pelo Presidente dos EUA. Ao regressar de lá, o chefe indio, que dois anos antes assinara a paz, reuniu-se com Touro Sentado, Urso Veloz e Cauda Manchada, e disse; "O Papai Grande explicou-me, palavra por palavra, as cláusulas do tratado. Os intérpretes enganaram-me. Eu quero apenas justiça. Estou pobre e nu, mas sou o chefe da nação SIOUX".
Inverno de 1876. Após matar os sentinelas, os guerreiros de Cavalo Louco penetran durante a noite no recinto onde estava encerrado o rebanho que constituia a reserva dos soldados de Crook e apodeiraran-se de todas as reses. Esta propeza, que possui algo de fantástico, assegurou alimentos para a tribo e obrigou as dez brigada de cavalaria do general Crook a uma retirada, atraves das planicies cobertas de neve.
Batalha de Little Big Horn (Montana). Em junho de 1876, o comandante e chefe da cavalaria Americana, general Terry, formulou um plana para surpreender os guerreiros de Touro Sentado. Custer que comandava o Sétimo Regimento de Lanceiros, não se ateve as ordens recebidas, na esperança de atribuir a si méritos de uma vitoria que considerava certa, mas as sentinelas de Touro Sentado controlavam-lhe perfeitamente os movimentos. Encontrou-se, portanto cercado pelos Peles Vermelhas, sem esperãnça de socorros, acabou sendo morto, com 370 de seus homens. Terry teve que se retirar. Touro Sentado, Cavalo Louco e Gall haviam batidos os generais. A batalha durara menos tempo do que o que se emprega para acender um cachimbo, disseram os Ìndios. A noticia provocou enorme impressão em todos os Estados da União.
William Fredericck Cody, conhecido como buffalo Bill, começou uma aventurosa carreira aos 14 anos, como estafeta a casvalo do serviço postal do Oeste. Participou da guerra civil, como guia. Depois recebeu a incumbencia de caçar pelo menos 12 búfalos por dia, necessários á manutenção dos trabalhadores de uma estrada de ferro em construção. Buffalo Bill, durante o tempo todo dos trabalhos, superou de muito a quantia estabelecida. Retornou ao exercito , com a patente de Coronel, ás ordens de Miles o general, e tornou partes em varios combates contra os SIOUX e os CHEYENNES; matou em 1876, em um singular desafio, o chefe Índio Mão Amarela.
Cavalo Louco foi, mais tarde, derrotado pelo general Miles.
Em 1886 , Jeronimo não pode tolerar os maus tratos que estão sendo inflingido a sua gente, na reserva, e dali saiu semeando o terror por todo o Arizona. Alguns destacamentos de cavalarias são destruidos. Mas agora ja é um exército inteiro, sob as ordens de Miles, que estreita as suas malhas as poucas dezenas de homens famintos de Jeronimo. É o ultimo episódio. E é, tambemo fim das "guerras Índias".
Finalmente , depois de muitas lutas, os Índios acabaram recebendo o pleno conhecimento de seus direitos de parte do Governo.
Mapa dos EUA. estão indicadas as principais tribos de Peles -Vermelhas, na época das guerras Índianas.
Eis o general Custer, apelidado "Cabelos Amarelos", o homem mais odiado pelos Peles-Vermelhas. Eis retrato de Touro Sentado.
F I M.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
OS PIGMEUS
Desde a antiguidade, a palavra "Pigmeu" referia-se a homens de piquena estatura, que formavam uma raça a parte. Também na mitologia grega, vamos encontrar homúnculos denominados Pigmeus. Segundo uma das numerosas lendas, que a eles se referem, os pigmeus ousaram atacar Hércules, enquanto este dormia. O herói, despertando, e observando que seus inimigos éram da altura de um côvado, esatou em ruidosa gargalhada e envouveu-os a todos na sua pele de leão.
A espécie humana apresenta, alem de casos individuais de nanismo, inteiros grupos étenicos de estatura e conformação pigméia, ou pigmóide, quando tal característica não muito acentuada; trata-se de tipos que constituem verdadeiras e próprias raças e que se encontram ainda, seja no estado vivente seja no estado fóssil.
Pigmeu é um vocábulo ja conhecido por Homero: significa "homem da altura de um côvado" e refere-se á característica somática mais evidente, isto é, á minúscula estatura. Os Pigmeus, de fato, são os mais pequenos homens da terra e a sua altura está situada entre os 1,40 e os 1,50 cm. As mulheres, então, são menores ainda (cerca de 1,30 cm). Outras suas característica somáticas são; cabelos crespos, côr escura da pele, corpo peludo.
Os Pigmeus constituem um tipo humano á parte ou seja, um grupo racial distinto das demais raças da terra, embora esteja incluido entre o grupo dos Negróides.
Raças pigméias se encontram na África, especialmente nas florestas do Congo frances e belga, e no camerum, e também na Asia sul-oriental ( ilha de Ceilão, península de Malaca, ilhas da Indonésia, arquipélago das Filipinas). Êstes últimos, para se destinguirem dos Pigmeus africanos, são chamados Negritos, ou pequenos negros, nome que deriva da convicção de que se trata de uma raça de negros anões. Encontram-se Pigmeus na Oceania, mas, sobre tudo em algumas regiões da Nova guiné, e, se não própriamente pigmóides (como os Boximanos e os Hotentotes da Àfrica meridional) não poucos habitantes da Austrália. Os Pigmeus representam o grupo humano que pode ser qualificado como a mais primitivo da terra. Eles não sabem cultivar o solo, não conhecem criação de gado, não possuem animais doméstico, além do cão, o primeiríssimo animal doméstico do homem. Não fiam nem tecem, nem tampouco saber fabricar as mais grosseiras peças de terracota.

1 - Á esquerda, um Negrídeo das ilhas andamãs, denominado também Mincópio:
2 - Ao centro, um Negrídeo da Áflica:
3 - Á direira, um Pigmeu melanesiano.
Eis alguns Pigmeus africanos.
Seus meios de sustento provêm da caça e da pesca, que praticm por processos dos mais primitivo; alimentan-se de raízes e de insetos, em cuja buscas são utilizadas especialmente as mulheres, que remexem o sólo com bastões de ponta endurecido pelo fogo.
suas habitações são costituida de rudimentares abrigos de galhos e folhagens ou, quando muito, de peuqenas choupanas hemísféricas, de mais de dois metros de largura por um metro e meio de altura.
Essas cabanas constituem acampamentos provisórios, que os Pigmeus estão sempre prontos a abandonar e a reconstruir sumáriamente, a milhas de distância, quando o requerem as exigências de sua nômade existência.
O arco é a unica arma dos Pigmeus, que eles fabricam em diversos modelos, com características próprias e completamente diversas daquelas das demais tribos de negros, e que serve para caça e pesca.
As habitações dos Pigmeus são, geralmente, bastantes rudimentares e constam de telhados de galhos e de folhas. (como se ve na gravura)

A caça e a pesca são as unicas atividades e o meio de sustentos dêsses grupos. A pesca é praticada quase que exclusivamente, por mulheres, que usam como vemos, pequenas rêdes em forma de raquete.
C2ESTELAR 22/08/2011
Assinar:
Postagens (Atom)