segunda-feira, 22 de agosto de 2011

OS PIGMEUS

Desde a antiguidade, a palavra "Pigmeu" referia-se a homens de piquena estatura, que formavam uma raça a parte. Também na mitologia grega, vamos encontrar homúnculos denominados Pigmeus. Segundo uma das numerosas lendas, que a eles se referem, os pigmeus ousaram atacar Hércules, enquanto este dormia. O herói, despertando, e observando que seus inimigos éram da altura de um côvado, esatou em ruidosa gargalhada e envouveu-os a todos na sua pele de leão. 





A espécie humana apresenta, alem de casos individuais de nanismo, inteiros grupos étenicos de estatura e conformação pigméia, ou pigmóide, quando tal característica não muito acentuada; trata-se de tipos que constituem verdadeiras e próprias raças e que se encontram ainda, seja no estado vivente seja  no estado fóssil. 
 Pigmeu é um vocábulo ja conhecido por Homero: significa "homem da altura de um côvado" e refere-se á característica somática mais evidente, isto é, á minúscula estatura. Os Pigmeus, de fato, são os mais pequenos homens da terra  e a sua altura está situada entre os 1,40 e os 1,50 cm.  As mulheres, então, são menores ainda (cerca de 1,30 cm).  Outras suas característica somáticas são; cabelos crespos, côr escura da pele, corpo peludo.
 Os Pigmeus constituem um tipo humano á parte ou seja, um grupo racial distinto das demais raças da terra,  embora esteja incluido entre o grupo dos Negróides.
 Raças pigméias se encontram na África, especialmente nas florestas do Congo frances e belga, e no camerum, e também na Asia sul-oriental ( ilha de Ceilão, península de Malaca, ilhas da Indonésia, arquipélago das Filipinas). Êstes últimos, para se destinguirem dos Pigmeus africanos, são chamados Negritos, ou pequenos negros, nome que deriva da convicção de que se trata de uma raça de negros anões.  Encontram-se Pigmeus na Oceania, mas, sobre tudo em algumas regiões da Nova guiné, e, se não própriamente pigmóides (como os Boximanos e os Hotentotes da Àfrica meridional) não poucos habitantes da Austrália. Os Pigmeus representam o grupo humano que pode ser qualificado como a mais primitivo da terra. Eles não sabem cultivar o solo, não conhecem criação de gado, não possuem animais doméstico, além do cão, o primeiríssimo animal doméstico do homem. Não fiam nem tecem, nem tampouco saber fabricar as mais grosseiras peças de terracota.           
Os pigmeus dividen-se em tres grupos :
1 - Á esquerda, um Negrídeo das ilhas andamãs, denominado também Mincópio:
2 - Ao centro, um Negrídeo da Áflica:
3 - Á direira, um Pigmeu melanesiano.
 
Eis alguns Pigmeus africanos.




 Seus meios de sustento provêm da caça e da pesca, que praticm por processos dos mais primitivo; alimentan-se de raízes e de insetos, em cuja buscas são utilizadas especialmente as mulheres, que remexem o sólo com bastões de ponta endurecido pelo fogo.
 suas habitações são costituida de rudimentares abrigos de galhos e folhagens ou, quando muito, de peuqenas choupanas hemísféricas, de mais de dois metros de largura por um metro e meio de altura.
 Essas cabanas constituem acampamentos provisórios, que os Pigmeus estão sempre prontos a abandonar e a reconstruir sumáriamente, a milhas de distância, quando o requerem as exigências de sua nômade existência.
O arco é a unica arma dos Pigmeus, que eles fabricam em diversos modelos, com características próprias e completamente diversas daquelas das demais tribos de negros, e que serve para caça e pesca.  
  
As habitações dos Pigmeus são, geralmente, bastantes rudimentares e constam de telhados de galhos e de folhas. (como se ve na gravura)  


Os Pigmeus da Nova Guiné, os Tapiros e os Timorinos, vivem em choupanas, cujo teto é sustentados por paus.
 
  A caça e a pesca são as unicas atividades e o meio de sustentos dêsses grupos. A pesca é praticada quase que exclusivamente, por mulheres, que usam como vemos, pequenas rêdes em forma de raquete. 
C2ESTELAR 22/08/2011

3 comentários:

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

EU NÃO SABIA!

Anônimo disse...

bom1